A vida neste mundo não é vivida em um "mar de rosas". Viver não é simplesmente sonhar, é aproveitar cada minuto, cada segundo para vivenciar experiências, sejam elas boas e agradáveis ou amargas e dolorosas.
Não somos perfeitos. Assim sendo temos que encarar as nossas imperfeições e limitações. Mas sem esquecer de que "no mundo teremos aflições, mas devemos ter com ânimo".
Precisamos entender que, nesta vida, é bem sucedido quem é capaz de aprender tanto com os acertos como também com os erros. Decepções, frustrações e perdas sempre acontecerão.
Lembremo-nos de que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e tem esperança.
Na escola da vida, todos somos eternos aprendizes. Nesta escola, o melhor aluno não é aquele que simplesmente tem consciência do quanto sabe, mas do quanto ainda não sabe e precisa saber.
Na escola da vida, o "aluno nota 10" não é aquele que proclama a sua perfeição, mas o que reconhece suas limitações.
Na escola da vida, o melhor aprendiz não é aquele que proclama sua força, mas o que exercita o seu autodomínio e educa a sua sensibilidade.
Na escola da vida, não é aprovado o aluno que simplesmente acumula conhecimentos profundos e variados, mas o que sabe utilizar com sabedoria os conhecimentos adquiridos.
Pr. João Brito Nogueira